Novos Mestres - Alunos do JOCCOM, Cristiano e Herick defenderam suas dissertações de mestrado


Publicado em: 03/02/2025 - Tadeu Moreira de Classe

Parabéns aos novos mestres do JOCCOM!

Em janeiro de 2025, os alunos Cristiano Serra e Herick Cardouzo defenderam as suas dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Em 28 de janeiro de 2023, às 09h, o aluno do JOCCOM, Herick Cardouzo defendeu sua dissertação de mestrado, entitulada "Taxonomia para Gênero de Jogos Digitais". O trabaho foi avaliado e aprovado pela banca formada pelos professores Mariano Pimentel (UNIRIO) e Andre Brazil (IFRJ - Paulo de Frontim).

Resumo: Os jogos moldam e influenciam a sociedade, precedendo a própria cultura humana ao criar regras, gerar emoções, proporcionar momentos de diversão e abranger esportes, performances artísticas, crenças, tradições e desenvolvimento pessoal. Nas mídias digitais, jogos e estudos sobre gaming são temas recentes que impactam a sociedade de forma econômica, política e social, além de nos oferecerem meios para compreender e moldar esses impactos. Com isso em mente, a compreensão e descrição dos jogos tornam-se essenciais, e vários modelos tentam suprir essa necessidade de definir aspectos dos jogos digitais. Modelos como MDA e a Tétrade de Schell são exemplos, embora possam ser limitados ao não descreverem detalhes de certos sistemas dentro dos jogos. Uma maneira de descrever esses sistemas é através dos estudos de gêneros, que adotam uma perspectiva cultural e linguística. Esses termos fornecem informações internas de um jogo, como perspectiva, estilo visual e dinâmicas, além de informações externas ao desenvolvimento, como orçamento e presença de DLCs ou microtransações. Esta pesquisa busca compreender esses aspectos dentro dos jogos digitais, abrangendo descrições e relações entre os gêneros. Utilizando a metodologia DSR com as bases do DSRP e o Modelo-DSR, esse trabalho trás a criação de um artefato em forma de taxonomia de gêneros de jogos digitais, visando categorizar e descrever características importantes, trazendo um consenso entre academia. A taxonomia apresentada aborda três bases para a separação dos gêneros dentro de sua metodologia: Tempo, visando a nomenclatura cultural evoluindo de maneira autopoiética; Fragmentos do jogo, visando representar contextos e sistemas específicos internos de jogos e não o jogo por completo; e Não-hibridização, separando gêneros que definem várias características em gêneros mais simples e diretos. Este artefato foi validado duas vezes com especialistas da academia de jogos, e foi construída com ajuda de um MSL, feedback das validações e literaturas adicionais, adequando as definições e características com nomenclaturas utilizadas pela academia. Assim, esta pesquisa promove uma melhor compreensão de jogos digitais para pesquisadores, iniciando um caminho de padronização das características dos jogos e compreensão de seus sistemas para estudos futuros..

E, em 29 de janeiro de 2023, às 13h, o aluno do JOCCOM, Cristiano Serra defendeu sua dissertação de mestrado, entitulada "Autobalanceamento de jogos digitais a partir do uso de Controladores Proporcional-Integrativo-Derivativo (PID)". O trabaho foi avaliado e aprovado pela banca formada pelos professores Sean Siqueira (UNIRIO) e Esteban Clua (UFF).

Resumo: Esta dissertação explora a utilização de tecnologias inovadoras para o autobalanceamento em jogos digitais. O conceito foi desenvolvido utilizando controladores Proporcional-Integral Derivativo (PID) para autobalanceamento e Game Analytics para monitorar e adaptar a experiência de jogo, visando proporcionar uma experiência adaptativa eficaz. A metodologia seguiu o processo experimental proposto por Wohlin em Experimentation in Software Engineering composto por cinco etapas: definição, planejamento, operação, análise e interpretação, e apresentação e empacotamento. Os jogos InfinityFire e Endless Space Pilot foram desenvolvidos no ambiente Unity, para o InfinityFire utilizou-se um servidor Python em nuvem e para o Endless Space Pilot, a arquitetura foi testada como uma biblioteca nativa de balanceamento PID diretamente em Unity. A prova de conceito indicou que o ajuste dinâmico da dificuldade via PID pode melhorar o engajamento dos jogadores por meio de um balanceamento mais adaptável do que o método tradicional. Os resultados demonstraram que a arquitetura PID permite um balanceamento antecipado com base no desempenho do jogador. Apesar das limitações, como a escala reduzida da prova de conceito, esta pesquisa sugere que a integração de tecnologias avançadas em jogos digitais pode ser promissora para aprimorar a experiência dos jogadores. A adaptação contínua e personalizada da dificuldade do jogo pode contribuir para o aumento do engajamento e do prazer de jogar. O artigo contribui para o campo dos Sistemas de Informação aplicados a jogos digitais, destacando como tecnologias emergentes podem ser utilizadas para desenvolver soluções inovadoras de entretenimento interativo..

Voltar para notícias.