Orientações


  • Em Andamento

    • Eduardo Gomes Oliveira. Provisório "Uso de Gamificação e Storytelling na Docência". 2021. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Orientador: Tadeu Moreira de Classe.

  • Concluídas

    • Miriam Oliveira dos Santos. Teorias e Ferramentas de apoio a Reparação de Alinhamento de Ontologias. 2020. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientadores: Carlos Eduardo Ribeiro de Mello e Tadeu Moreira de Classe. [URL]

  • Em Andamento

    • Diego Angellus Duarte D’Andrea. [A DEFINIR]. Início: 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

    • Milena Batalha Pereira. [A DEFINIR]. Início: 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

    • Felipa da Silva Lancelotte. [A DEFINIR]. Início: 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

    • Cristiano Barroso Serra. [A DEFINIR]. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

    • Herick Henrique Cardouzo de Oliveira. [A DEFINIR]. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

    • Rafael Felipe Colloca Carrion. [A DEFINIR]. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

  • Concluídas

    • Roberto Rufino Júnior. Design de Jogos para Treinamentos de Segurança na Indústria: O Método SafetyPlay Game Design. 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador). [URL]

    • Emmanuel Gomes Souza. CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde. 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador). [URL]

    • Vinícius Santos de Abreu. Endgame for Corruption: Framework para o Design de Jogos Digitais voltados ao Combate à Corrupção. 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador). [URL]

    • Tatiane Neves Lopes. PYP4Training - Ludificando o Treinamento de Processos de Negócio. 2020. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade de São Paulo (USP). (Orientadora: Renata Mendes de Araujo. Co-Orientador: Tadeu Moreira de Classe). [URL]

    • Marcio Rocha Ferreira. Narrativas em Jogos Baseados em Processos de Negócio. 2022. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador). [URL]

    • Fabrício Luiz Villela Janssen. Valores em Jogos Baseados em Processos de Prestação de Serviços Públicos Brasileiros. 2020. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Orientadores: Tadeu Moreira de Classe e Renata Mendes de Araujo. [URL]

  • Em Andamento

    • Mariana Mendonça Teixeira Duarte. [A DEFINIR]. Início: 2024 - Término: ????. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe.

    • Clara Thaís Maciel e Silva. [A DEFINIR]. Início: 2024 - Término: ????. Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe.

    • Andre Silva de Oliveira. Journey of Learning System. Sistema de Planejamento de Aulas Usando Storytelling Educacional Início: 2024 - Término: ????. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientador: Eduardo Gomes Oliveira.

    • Bruno Bastos Manso. Journey of Learning System. Sistema de Planejamento de Aulas Usando Storytelling EducacionalAplicação de Jogos Digitais. Início: 2024 - Término: ????. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientador: Eduardo Gomes Oliveira.

    • Victor Hugo Marques Rosa Leite. AlcaSystem Generator. Planejamento de Aulas com Aprendizagem Ativa com Suporte de IA Generativa. Início: 2024 - Término: ????. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientador: Ronney Moreira de Castro.

    • Pedro Paulo Nery Dantas. VAPBr System. Ferramenta para Brainstoming Digital de Valores em Jogos com Propósito para Serviços Públicos. Início: 2024 - Término: ????. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe.

    • Luís Henrique Batista Tavares dos Santos. Aplicação de Jogos Digitais. Início: 2024 - Término: ????. Iniciação Científica (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe.

    • Mateus dos Santos. Utilizando Dados Conectados na Consulta de Informações de Jogos de Entretenimento. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe.

  • Concluídas

    • João Pedro Gil Brandao. Bob Ruff in Building is On Fire - Um Jogo Digital para Treinamento de Combate a Incêndios em Prédios. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientação: Roberto Rufino Júnior. [URL]

    • Leonardo Vartuli Negreiros. O Impacto Social dos e-Sports nas Comunidades na Cidade do Rio de Janeiro. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe [URL]

    • Rafael Mota de Souza. O Impacto Social dos e-Sports nas Comunidades na Cidade do Rio de Janeiro. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. [URL]

    • Gabriel Jansen de Menezes. SQLand - Um Jogo Digital de Suporte ao Aprendizado de Banco de Dados Relacional e SQL. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. [URL]

    • Renan Madeiro Hatherly. SQLand - Um Jogo Digital de Suporte ao Aprendizado de Banco de Dados Relacional e SQL. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. [URL]

    • Caio de Almeida Eppenstein de Carvalho. Eureka Game - Concepção de Um Jogo Digital Educacional para Extração e Visualização de Dados Educacionais. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientação: Prof. Ronney Moreira de Castro. [URL]

    • Felipe da Silva Lancelotte. Eureka Game - Concepção de Um Jogo Digital Educacional para Extração e Visualização de Dados Educacionais. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientação: Prof. Ronney Moreira de Castro. [URL]

    • Paulo Gabriel Alves Fontana. OndaBeat: Um jogo de ritmo para aprendizado rítmico. Início: 2021 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador). [URL]

    • Anna Beatriz Cardoso Alves Almeida. SafetyPlay Game Design Application: Uma ferramenta de apoio ao método SafetyPlay Game Design. Início: 2023 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. Co-orientação: Roberto Rufino Júnior. [URL]

    • Cauê de Souza Melo. Narrativas Interativas para o Entendimento de Processos de Negócio. Início: 2022 - Defesa: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Moreira de Classe. [URL]

    • Fabio Takeshi Ishikawa. BPM Game Engine: Um Motor de Jogos para Construção de Jogos Digitais Baseados em Processo de Negócio. Início: 2020 - Defesa: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Mendes de Araujo e Tadeu Moreira de Classe.