Status: Em Andamento.
Inúmeros acidentes de trabalho na indústria acontecem anualmente, gerando perdas ambientais, financeiras e prejuízos humanos inestimáveis. A realização de treinamentos é a forma para minimizá-los mas, os treinamentos de segurança tradicionais (vídeos, palestras, textos etc.) são pouco eficazes para isso. Considerando o potencial de jogos digitais para aprendizado e engajamento, eles são considerados como ferramentas inovadoras para apoiar seções de treinamento de segurança. Adicionalmente, os dados gerados por pelos treinados durante o gameplay podem fornecer indicadores de avaliação da eficácia do treinamento. Porém, o contexto de treinamento de segurança demanda uma compreensão profunda de legislação e processos organizacionais, de maneira que construir tais jogos não é trivial. Elemento de treinamento precisam ser incorporados aos dos jogos de maneira precisa e, qualquer equívoco de interpretação durante o jogo pode ser catastrófico no mundo real. Assim, este projeto propõe o desenvolvimento de uma abordagem de sistematização de projetos de jogos digitais para treinamento de segurança em situações de risco. Este objetivo e separa em 3 secundários: i) estruturar um método para suporte ao design destes jogos; ii) adicionar técnicas de balanceamento de aprendizado e visualização de dados a partir do gameplay e; iii) fornecer instrumentos que auxiliam na execução do método. A metodologia proposta se baseia na Design Science Research (DSR), onde cada objetivo representa um ciclo de pesquisa, design e reflexão sobre o artefato (método), que permitirão refletir as limitações e contribuições em relação ao problema. Como resultados, este projeto tem potencial cientifico para as áreas de engenharia de jogos, sistemas de informação e gestão organizacional, através de publicações científicas. Possui viés em tecnologia e inovação, permitindo registros de propriedade intelectual. Por fim, oportunidade na formação de pessoas, já que jogos tem grande apelo com a geração atual.
Abstract: Numerous workplace accidents occur annually in the industry, resulting in environmental, financial losses, and immeasurable human damages. Conducting training is the way to minimize them, but traditional safety training methods (videos, lectures, texts, etc.) are ineffective for this purpose. Considering the potential of digital games for learning and engagement, they are seen as innovative tools to support safety training sections. Additionally, data generated by trainees during gameplay can provide indicators for evaluating training effectiveness. However, the safety training context requires a deep understanding of legislation and organizational processes, making building such games non-trivial. Training elements need to be accurately incorporated into the games, as any misinterpretation during gameplay can be catastrophic in the real world. Thus, this project proposes the development of a systematic approach to digital game projects for safety training in risk situations. This objective is divided into 3 sub-objectives: i) structuring a method to support the design of these games; ii) adding learning balancing techniques and data visualization from gameplay; and iii) providing tools to assist in method execution. The proposed methodology is based on Design Science Research (DSR), where each objective represents a cycle of research, design, and reflection on the artifact (method), allowing reflection on limitations and contributions regarding the problem. As a result, this project has scientific potential for the areas of game engineering, information systems, and organizational management, through scientific publications. It has a bias towards technology and innovation, allowing for intellectual property registration. Finally, there is an opportunity for human development, as games have great appeal with the current generation.