Engenharia de Jogos Digitais Para a Compreensão de Processos Organizacionais

Auxílio FAPERJ proc. E-26/010.002459/2019
Tadeu Moreira de Classe

Status: Em Andamento.

Atualmente a sociedade enfrenta o desafio de lidar com o mundo aberto – pessoas e organizações estão altamente conectadas via tecnologia, compartilhando informação constantemente para a oferta e consumo de serviços e, em alguns casos, colaborando entre si para promover inovações e a melhoria dos processos de negócio. Estas melhorias dos processos organizacionais passam pela abertura destes processos ao público externo, e para que eles possam colaborar com as organizações através de suas experiências e ideias, é necessário que o público compreenda os processos de negócio e consigam refletir sobre eles. Neste sentido, o uso de jogos digitais surge como uma alternativa em potencial para este ideal de aproximação entre organização e cliente. Os jogos possuem forte característica de engajar seus jogadores e são utilizados frequentemente como ferramenta facilitadora de aprendizado em diversas áreas. O desenvolvimento de jogos digitais baseados em processos de negócio é desafiador e fornece várias oportunidades inovadoras para a gestão de processos de negócio e a engenharia de jogos digitais. A conversão dos elementos processo de negócio para os elementos de jogos é um dos principais desafios desta temática, pois é necessário fazer com que o jogo ao mesmo tempo tenha o componente lúdico, mas sem deixar de transparecer as características fundamentais de um processo de negócio. Portanto, o potencial de pesquisa tecnológica e de inovação é amplamente abordado no projeto, ao: (i) propor novas maneiras de mapeamento entre elementos de modelos de processos e elementos de jogos digitais; (ii) analisar os gêneros de jogos digitais e desenvolver uma ontologia de gêneros e elementos de jogos digitais; (iii) projetar um sistema de recomendação de elementos de jogos digitais para o design de jogos digitais baseados em processos de negócio; e (iv) projetar jogos digitais para a compreensão e reflexão sobre processos de negócios que possam ser aplicados tanto em treinamentos organizacionais, quanto na divulgação dos processos para seus clientes.