Publicações


  • Periódicos

    • MENEZES, G. J. de; HATHERLY, R. M.; OLIVEIRA, E. G.; CLASSE, T. M. SQLand: aprendendo SQL com suporte de um jogo digital educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 426–435, 2024 [DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.141568]

    • LOPES, TATIANE NEVES ; ARAUJO, RENATA MENDES DE ; CLASSE, T. M. ; SANTANNA, F.; PYP4Training: designing digital games for business process training. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL, v. 1, p. 1, 2024. [DOI: http://dx.doi.org/10.1108/bpmj-02-2024-0117]

    • SERRA, C.B; CLASSE, T.M.; Could Gameplay Data of Games with a Purpose Assist in Training Hazardous Situations in the Industry?. Journal on Interactive Systems (JIS), v. 15, n. 1, p. 490-503. 2024. [DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2024.4165]

    • RUFINO JÚNIOR, R.; CLASSE, T.M.; LIMA, C.C.; Games With Safety Training Purposes in the Industry: Game Design Method and Its Demonstration. Journal on Interactive Systems (JIS), v. 15, n. 1, p. 434-449. 2024. [DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2024.4136]

  • Anais de Congressos

    • PEREIRA, MILENA BATALHA; LANCELOTTE, FELIPE DA SILVA; CLASSE, TADEU MOREIRA; GARCIA, ANA CRISTINA BICHARRA. Simulation Sickness in Virtual Reality Games, How to Relieve it - Systematic Literature Study. In: SVR 2024: Symposium on Virtual and Augmented Reality. New York: ACM, 2024. p. 168-176. [DOI: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3691573.3691588]

    • OLIVEIRA, E. G. ; CLASSE, T. M. Digital Storytelling como Ferramenta de Aprendizagem Ativa na Disciplina de Introdução à Ciência da Computação. In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. v. 32. p. 160-171. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2024.2535]

    • CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M. ; CASTRO, CÁTIA C. CARNEVALLI. Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio Usando Dobraduras de Papel na Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação. In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. v. 32. p. 33-45. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2024.2119]

    • ABREU, VINICIUS SANTOS DE ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; CASTRO, RONNEY MOREIRA DE. Unveiling Corruption: A Game With The Purpose of Give Thought to Environmental Corruption Topics. In: SBSI '24: XX Brazilian Symposium on Information Systems, New York: ACM, 2024. v. 31. p. 1-10. [DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3658271.3658302]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, RONNEY MOREIRA DE ; CASTRO, CÁTIA C. CARNEVALLI DE. Alternative Techniques of Teaching and Learning in Brazilian Information Systems Courses: A Glimpse from Students and Teachers. In: SBSI '24: XX Brazilian Symposium on Information Systems, New York: ACM, 2024. v. 31. p. 1-10. [DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3658271.3658311]

    • LOPES, T. ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. PYP4Training - Ludificando o Treinamento de Processos de Negócio. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Porto Alegre: SBC, 2024. p. 54-69. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238593]

    • CARDOUZO, H. H. ; CLASSE, T. M. Taxonomia de Gêneros para Sistemas de Recomendação Voltados à Engenharia de Jogos. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Porto Alegre: SBC, 2024. p. 269-272. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238927]

    • SERRA, C. B. ; CLASSE, T. M. Utilização de PID para Autobalanceamento em Jogos de Treinamento para Situações de Risco na Indústria. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Porto Alegre: SBC, 2024. p. 277-280. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238950]

    • OLIVEIRA, E. G. ; CLASSE, T. M. Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Porto Alegre: SBC, 2024. v. 31. p. 281-284. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238952]

  • Registro de Propriedade Intelectual

    • BRANDAO, J. P. G. ; CLASSE, T. M. ; RUFINO JUNIOR, R. Título: BobRuff in Building is on Fire. 2024. Programa de Computador. Número do registro: BR512024001244-3, Data de registro: 17/04/2024, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

  • Livros e Capítulos de Livros


  • Relatórios Técnicos

  • Periódicos

    • SOUZA, E. G.; CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. Um Game Design Canvas para Auxiliar na Concepção de Jogos para Saúde. REVISTA ESTUDOS EM DESIGN, v. 31, p. 133-149. 2023. [DOI: http://dx.doi.org/10.35522/eed.v31i3.1814]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R.M.; OLIVEIRA, E.G. Assessment as learning in metaverse: an experience report in a post-pandemic blended learning scenario. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE), v. 21, n. 1, p. 353-362, 2023. [DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.134377]

    • OLIVEIRA, E.G.; SABINO, F.C.; OLIVEIRA, L.S.; RUFINO JÚNIOR; R.; CLASSE, T.M.; SANTOS, R.P. Gamificação para o engajamento, motivação e estado de fluxo no aprendizado de libras. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE), v. 21, n. 1, p. 139-148, 2023. [DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.134335]

    • ABREU, V. S.; CLASSE, T. M. EndGame for Corruption - A DPE-Based Framework to Support the Design of Serious Games for Fight Against Corruption. Journal on Interactive Systems, v. 14, n. 1, p. 215-230, 2023. [DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2023.3165]

    • RUFINO JUNIOR, R. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, R. P. ; SIQUEIRA, S. W. M. Current Risk Situation Training in Industry, and Games as a Strategy for Playful, Engaging and Motivating Training. Journal on Interactive Systems, v. 14, p. 138-156, 2023. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/jis.2023.3222]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G. Metaverso como Ambiente de Aprendizagem Ativa para o Aprendizado Híbrido. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 31, p. 222-254, 2023. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2023.2908]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G. Metaverso como Um Ambiente de Aprendizado para o Ensino Híbrido. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA (RIED), v. 26, p. 1-20, 2023. [DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.26.2.36097]

    • CLASSE, T. M.; SOUSA, H. P. S. ; CASTRO, R. M. Can Information Systems Help the Fight Against Corruption Through Transparency Features? Systematic Mapping of the Literature. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 16, p. 4:1-4:33, 2023. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/isys.2023.2868]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A. Aprendendo as Origens do ?Mineirês? Através de um Jogo Digital Educacional. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE), v. 20, p. 135-144, 2023. [DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.129160]

  • Anais de Congressos

    • CARDOUZO, Herick Henrique; CLASSE, Tadeu Moreira. Balanceamento em Estéticas e Dinâmicas Para Imersão em Certos Gêneros de Jogos - Revisão Rápida da Literatura. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 200-212. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233835]

    • MELO, Cauê de Souza; CLASSE, Tadeu Moreira de; FERREIRA, Márcio Rocha; CASTRO, Ronney Moreira. Representacções Alternativas e Interativas de Modelos de Processos de Serviços Públicos. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 332-343. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233950]

    • LANCELOTTE, Felipe da Silva; CARVALHO, Caio de Almeida Eppenstein de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira. Acompanhamento de Aprendizado em Dashboards de Dados de Gameplay de Jogo Digital Educacional. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 478-489. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233300]

    • SERRA, Cristiano Barroso; CLASSE, Tadeu Moreira. Análise e Visualização de Dados em Jogos de Treinamento de Situações de Risco na Indústria - Um Estudo em Mapeamento Sistemático. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 1126-1137. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233551]

    • RUFINO JÚNIOR, Roberto; CLASSE, Tadeu Moreira de; LIMA, Camila de Castro. SafetyPlay Game Design - Projetando Jogos Com Propósito de Treinamentos de Segurança na Indústria. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 1161-1172. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233864]

    • SOUZA, Emmanuel Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira. CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 1223-1234. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233288]

    • FERREIRA, Márcio Rocha; CLASSE, Tadeu Moreira. Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 1360-1365. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235479]

    • FONTANA, Paulo Gabriel Alves; CLASSE, Tadeu Moreira. OndaBeat: Jogo de Aprendizagem de Ritmos e Figuras Musicais. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023), 2023. p. 1489-1494. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235926]

    • SOUZA, A. L. ; RABELO NETO, N. ; ELIOTE, Y. C. D. ; OLIVEIRA, E. G. ; CLASSE, T. M. ; CASTRO, R. M. ; LIMA, A. A. ; GIMENEZ, P. J. A. Desenvolvendo o Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um Relato de Experiência da Formação de Professores da Educação Básica In: XXIX Workshop De Informática Na Escola (WIE), 2023. p. 918-929. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234771]

    • OLIVEIRA, E. G.; SIQUEIRA, S. W. M.; CLASSE, T. M.; BASTOS, C. A. R. Análise de Sentimentos e Emoções em Fóruns Educacionais: Um Estudo de Caso em um Curso de Formação Docente durante a Pandemia. In: XXIX Workshop De Informática Na Escola (WIE), 2023. p. 855-866. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234395]

    • CASTRO, R. M.; CLASSE, T. M.; OLIVEIRA, E. G. Presencial ou Metaverso: Um Relato de Experiência e Comparação de Atividades Pedagógicas em um Curso Técnico de Informática. In: XXVI Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Chile: Universidad de Chile, 2023. v. 17. p. 18-25. [URL: http://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_2.pdf]

    • CASTRO, R. M.; CLASSE, T. M.; OLIVEIRA, E. G. Presencial ou Metaverso: Um Relato de Experiência e Comparação de Atividades Pedagógicas em um Curso Técnico de Informática. In: XXVI Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Chile: Universidad de Chile, 2023. v. 17. p. 18-25. [URL: http://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_2.pdf]

    • MELO, C. S.; CLASSE, T. M.; FERREIRA, M. R.; CASTRO, R. M. Narrativas Interativas como Modelo de Processos de Negócio Alternativo. In: Conference on Information Systems in Latin America (ISLA 2023), 2023. p. 1-10. [URL: https://aisel.aisnet.org/isla2023/3/]

    • SOUSA, Henrique Prado De Sá; ALMENTERO, Eduardo Kinder; CLASSE, Tadeu Moreira de; SANTOS, Rodrigo Juliao dos; LEITE, Julio Cesar. Uma abordagem baseada no Catálogo de Requisitos Não Funcionais para conformidade à LGPD In: Anais do WER23 - Workshop em Engenharia de Requisitos, 2023. p. 108-121. [DOI: https://doi.org/10.29327/1298356.26-8]

    • CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira de; SOUSA, Henrique Prado De Sá. Evaluating Students' Technology Acceptance of Use of Metaverse as an Educational Information In: Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI '23), 2023. p. 197-205. [DOI: https://doi.org/10.1145/3592813.3592906]

    • RUFINO JÚNIOR, Roberto; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Games With Training Purpose for Hazard Situations in the Industry - Systematic Mapping of the Literature In: Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI '23), 2023. p. 181-188. [DOI: https://doi.org/10.1145/3592813.3592904]

    • FERREIRA, MACIO ROCHA ; CLASSE, TADEU Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDSI 2023. CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2023). In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2023. p. 04-18. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229193]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G. Uso de Metaverso em Avaliações Formativas Híbridas. In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 384-395. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2023.229596]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. Metaverso: Ambiente de Colaboração e Aprendizado em Aula Híbrida. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 16-29. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2023.229062]

    • LOPES, T. ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. ; GOMES, T. PYP4Training - Ludifying Business Process Training. In: Cabanillas, C.; Garmann-Johnsen, N.F.; Koschmider, A. (Org.). Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.Alemanha: Springer International Publishing, 2023, v. 460, p. 167-178. [DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-25383-6_13]

  • Registro de Propriedade Intelectual

    • CLASSE, T. M.; MENEZES, G.J.; HATHERLY, R.M. SQLand. 2023. Programa de Computador. Número do registro: BR512023002204-7 , data de registro: 01/08/2023, título: "SQLand" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    • CLASSE, T.M.; RUFINO JÚNIOR, R.; ALMEIDA, A.B.C.A. SpGDApp. 2023. Programa de Computador. Número do registro: BR512023002203-9 , data de registro: 01/08/2023, título: "SpGDApp", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    • ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M. . Green Greed. 2023. Programa de Computador. Número do registro: BR512023001631-4 , data de registro: 07/06/2023, título: "Green Greed" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A. . Uai! Que isso sô!. 2023. Programa de Computador. Número do registro: BR512023001632-2, data de registro: 07/06/2023, título: "Uai! Que isso sô!" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.; CARVALHO, C.A.E.; LANCELOTTE, F.S. Eureka Game. 2023. Programa de Computador. Número do registro: BR512023001648-9, data de registro: 07/06/2023, título: "Eureka Game", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.; RUFINO JÚNIOR, R. Bob Ruff in Deck is on Fire. 2023. Programa de Computador Número do registro: BR512023001633-0, data de registro: 06/06/2023, título: "Bob Ruff in Deck is on Fire", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

    • CLASSE, T. M.; ARAUJO, R.M.; LOPES, T.N.; CHAGAS, I.H.; SANT'ANNA, F.S. Morro Novo. 2023. Programa de Computador Número do registro: BR512023002000-1, data de registro: 06/07/2023, título: "Morro Novo", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

  • Livros e Capítulos de Livros

    • CLASSE, T. M.; ARAUJO, R.M. Games as Mediating Platforms in an Open and Digital World. In: Santos, R.P.; Hounsell, M.S.. (Org.). Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil - GranDGamesBR 2020-2030. 1ed.Switzerland: Springer Nature, 2023, v. 1702, p. 67-88. [DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-27639-2_4]

  • Relatórios Técnicos

  • Periódicos

    • FERREIRA, Márcio Rocha; CLASSE, Tadeu Moreira de. Design de Pré-Roteiros para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócios. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1, p. 8: 1-8: 42, 2022. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/isys.2022.2253]

    • SILVA, R.E.; CLASSE, T.M.; NUNES, M.A.S.N.; MACHADO, R.P. Mapeamento Sistemático Da Literatura Sobre Processos De Negócios De Startups Sob A Ótica Dos Seis Elementos Centrais Do Bpm. Revista de Inovação e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 50-76, 2022. [URL]

    • CLASSE, T. M. Business Process Models-based Narrative Scripts. Monografias em Ciência da Computação - PUC-Rio, v. 03, p. 3-6, 2022. [URL]

  • Anais de Congressos

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A. 'Uai! Que isso sô!': Conhecendo o 'mineirês' Através de um Jogo Digital. In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p. 331-340. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224405]

    • ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M. Jogos Sérios e Transparência Pública Contra Corrupção - Mapeamento Sistemático da Literatura In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p. 361-370. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224955]

    • ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M. Jogos para Reflexão sobre Corrupção: Uma Abordagem Baseada no Framework Design, Play and Experience In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p. 79-88. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225685]

    • FERREIRA, M. R. ; CLASSE, T. M. SYPApp - Suporte ao Design de Narrativas para Jogos Baseados em Modelos de Processos de Negócio In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p.99-108. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225901]

    • FERREIRA, M. R. ; CLASSE, T. M. ; Araujo, R.M. ; LOPES, T. Scripting Your Process - Design de Narrativas para Jogos Baseados em Processos de Negócio. In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p.138-147. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225999]

    • SOUZA, E. G. ; CLASSE, T. M. Mapeamento sistemático: Detecção de Doenças Mentais por meio de Jogos Sérios. In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p.1227-1236. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225359]

    • RUFINO JUNIOR, R. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, R. P. Jogos Digitais para Treinamento de Situações de Risco na Indústria - Rapid Review. In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p.1157-1166. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225970]

    • CHAGAS, I. ; LOPES, T. ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. ; SANTANNA, F. Morro Novo' - Um jogo para treinamento de processos de manutenção de equipamentos na área de mineração. In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) 2022. p.1473-1476. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227247]

    • MANGELI, E. ; CLASSE, T. M. ; MACEDO, H. ; MARQUES, P. ; COSTA, L. M. ; PARREIRAS, M. ; SILVA, F. ; XEXEO, G. B. Games with Purpose Development Methodology by Ludology Laboratory. In: Proceedings of the Annual ABSEL conference, 2022. v. 49. p. 161-171. [URL]

    • CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M. ; SIQUEIRA, S. W. M. Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 163-170. [DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19210]

    • FERREIRA, MÁRCIO ROCHA ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE. Narratives for Business Processes-based Digital Games: Systematic Mapping of the Literature. In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2022. p. 1-9. [DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3535511.3535526]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; SOUSA, HENRIQUE PRADO DE SÁ ; CASTRO, RONNEY MOREIRA. How Could Information Systems Support Transparency to Face Corruption? Systematic Mapping of the Literature. In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2022. p. 1-9. [DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3535511.3535549]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; SOUSA, HENRIQUE PRADO DE SÁ ; CASTRO, RONNEY MOREIRA. How Could Information Systems Support Transparency to Face Corruption? Systematic Mapping of the Literature. In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2022. p. 1-9. [DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3535511.3535549]

  • Registro de Propriedade Intelectual

    • CLASSE, T. M.; FERREIRA, M. R. Scripting Your Process - Appllication (SYPApp). 2022. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022001673-7, data de registro: 12/07/2022, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

  • Livros e Capítulos de Livros

  • Periódicos


  • Anais de Congressos

    • FERREIRA, MACIO ROCHA ; CLASSE, TADEU. Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021. p. 73. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2021.15359]

    • CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M. Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 71-80. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15898]

    • SANTOS, M. O. ; CLASSE, T. M. ; MELLO, C. E. R. Colaboração para a Reparação de Alinhamento de Ontologias. In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. v. 17. p. 35-46. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16019]

    • DIIRR, B. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, P. S. M. Uso de TICs para Apoio à Colaboração Durante a COVID-19. In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. v. 17. p. 1-12. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16016]

    • CLASSE, T. M.; SILVA, A. V. ; PACHECO JUNIOR, C. O. ; NARDI, L. ; LOUTFI, M. S. ; REMEDIOS, S. E. L. ; GOMES, S. V. Alinhamentos Temáticos Com A Cibercultura: Reflexões Em Uma Disciplina No Ciberespaço. In: ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020, 2021. p. 1-18. [URL]

    • LOUTFI, M. S. ; CLASSE, T. M. Atos de Currículo no Ciberespaço durante a Pandemia da COVID-19. In: ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020, 2021. p. 1-18. [URL]

    • ARAÚJO, ALINE F. DE JESUS ; MAXIMIANO, STHEFANI DA SILVA ; CASTRO, RONNEY MOREIRA ; MACHADO, ALEX FERNANDES DA VEIGA ; CLASSE, TADEU MOREIRA . Integração Academia e Governo - Um Sistema de Informação Para Visualização de Dados da COVID-19 no Município de Cataguases. In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021), 2021. p. 32. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/ersirj.2021.16976]

    • XEXÉO, GERALDO ; MANGELI, E. ; MARQUES, P. ; HENRIQUES, H. B. M. ; COSTA, L. M. ; CLASSE, T. M. Metodologia para Desenvolvimento de Jogos com Propósito de um Laboratório de Ludologia. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2021. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19634]

    • JANSSEN, F ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2021. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19637]

    • SANTOS, M. O. ; CLASSE, T. M. ; MELLO, C. E. R. Design de sistemas de reparação de alinhamento de ontologias para suporte a especialistas de domínio. In: Proceedings of the XIV Seminar on Ontology Research in Brazil (ONTOBRAS 2021), 2021. v. 3050. p. 35-48. [URL]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA; CASTRO, RONNEY MOREIRA Tools, Resources and Techniques for Active Learning at COVID-19 - A Look at the Private Brazilian Higher Education Network. In: Proceedings of XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 2021. p. 24-31. [DOI: http://dx.doi.org/10.1109/LACLO54177.2021.00064]

    • ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M. Desenvolvimento de Jogos Sérios baseados em Transparência Pública para o Combate à Corrupção. In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021), 2021, p. 108-111. [URL]

    • SOUZA, E. G. ; CLASSE, T. M. Design de Jogos Digitais para Reabilitação Motora de Pessoas com Baixa Renda. In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021), , 2021. p. 116-119. [URL]

    • FONTANA, P. G. A. ; CLASSE, T. M. ONDABEAT: Uma Proposta De Ensino De Ritmo Através de Jogos Digitais. In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021), , 2021. p. 112-115. [URL]

    • JANSSEN, F ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. ; PIMENTEL, M. Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2021. [DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19742]

    • ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M. Análise dos Principais Crimes de Corrupção no Brasil: Uma Busca Sistemática pelo Google Trends. Relatórios Técnicos do DIA, 2021. [URL]

  • Registro de Propriedade Intelectual

    • CASTRO, R. M. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; CLASSE, T. M. AlcaSystem. 2021. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512021001839-7, data de registro: 10/08/2021, título: "AlcaSystem", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

  • Livros e Capítulos de Livros

  • Periódicos

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, R. M. Melhorando o Aproveitamento dos Alunos em Fundamentos de Computação e Sistemas Através de Atividades Lúdicas. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE), v. 18, p. 296-305, 2020. [DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110241]


  • Anais de Congressos

    • Santos, Miriam Oliveira ; de Mello, Carlos Eduardo Ribeiro ; CLASSE, TADEU MOREIRA. A Useful Tool to Support the Ontology Alignment Repair. In: Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. 12320, p. 201-215. [DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-61380-8_14]

    • CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 116-120. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2020.11141]

    • JANSSEN, F ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; Araujo, R.M. Values At Play - Brasil - Avaliação de Artefato. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, p. 125-132. [URL]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; Araujo, R.M. Jogos como Plataformas Mediadoras em um Mundo Aberto e Digital. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Workshop GranDGamesBR, 2020, p. 1131-1134. [URL]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, R. M. Técnicas e Conceitos de Business Intelligence Para Avaliação em Jogos Educacionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, p. 718-727. [URL]

    • KRITZ, J. S. ; COSTA, L. M. ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; XEXEO, G. B. Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2020. p. 1047-1056. [URL]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; SIQUEIRA, S. W. M. ; Araujo, R.M. ; XEXEO, G. B. Play Your Process - Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Master and Doctoral Thesis SBGames Award, 2020. p. 1096-1099. [URL]

    • CLASSE, TADEU MOREIRA DE; LEONEL, G. ; CASTILHO, L. ; HARATANI, P. ; PERES, B. ; NORBERTO, R. Onde Estamos?: Jogo Com Propósito Para Divulgação de Pessoas Desaparecidas. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, p. 504-507.. [URL]

  • Registro de Propriedade Intelectual


  • Livros e Capítulos de Livros

  • Periódicos

    • CLASSE, T. M.; Araujo, R.M. ; XEXEO, G. B. ; SIQUEIRA, S. W. M. The Play Your Process Method for Business Process-Based Digital Game Design. International Journal of Serious Games, v. 6, p. 27-48, 2019. [DOI: http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v6i1.269]

    • CLASSE, T. M.; Lopes, D ; QUETZ, K. S. ; PEREIRA, P. P. C. ; ALMEIDA, V. Design de Jogos Baseados em Processos Públicos. JORNAL ELETRÔNICO DAS FACULDADES INTEGRADAS VIANNA JÚNIOR, v. 10, p. 161-170, 2019. [URL]

  • Anais de Congressos

    • CLASSE, T. M.; ALMEIDA, V. ; LOPES, DANIEL. The ProUni Game - Ensinando o Processo de Solicitação do ProUni Através de Um Jogo Digital. In: Anais do XIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019. [URL]

    • CLASSE, TADEU; LEONEL, GILDO ; DOS REIS COSTA, IRAN ; DORE, MATHEUS ; BRAZ, SAMUEL ; CAMPOS, CAMILA ; FALCÃO, CAMILLO ; MARTINS, DAVES ; CORREA, MIRIÃ. Projeto Encontre-me! TICs para a Divulgação e Busca de Pessoas Desaparecidas de Maneira Colaborativa. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2019. v. 1. p. 18-23. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2019.7800]

    • CLASSE, T. M.; LEONEL, G. ; COSTA JUNIOR, I. R. ; DORE, M. B. ; BRAZ, S. R. ; CAMPOS, C. ; FALCAO, C. ; MARTINS, D. M. S. ; CORREA. M . Encontre-me! Game - Um Jogo Digital de Utilidade Pública Para a Divulgação de Informações Sobre Pessoas Desaparecidas. In: Anais da VI Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ), 2019. [URL]

    • CLASSE, T. M.; PEREIRA, F. R. S. ; SIQUEIRA, S. W. M. Usando Expansão de Buscas na Aquisição de Material Para Aulas: Um Estudo Exploratório. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Workshop Brasileiro de busca como um Processo de Aprendizagem (WBPA@CBIE2019), 2019. [DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.861]

    • CLASSE, T. M.; Araujo, R.M. ; XEXEO, G. B. Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2019, p. 350-353. [URL]

  • Registro de Propriedade Intelectual

    • CLASSE, TADEU. Ouvidoria Social. 2019. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512019000802-2, data de registro: 29/04/2019, título: "Ouvidoria Social" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

  • Livros e Capítulos de Livros