Publicações
Periódicos
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MENEZES, G. J. de; HATHERLY, R. M.; OLIVEIRA, E. G.; CLASSE, T. M.
SQLand: aprendendo SQL com suporte de um jogo digital educacional.
Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE),
Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 426–435,
2024
[DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.141568]
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LOPES, TATIANE NEVES ; ARAUJO, RENATA MENDES DE ; CLASSE, T. M. ; SANTANNA, F.;
PYP4Training: designing digital games for business process training.
BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL,
v. 1, p. 1,
2024.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1108/bpmj-02-2024-0117]
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SERRA, C.B; CLASSE, T.M.;
Could Gameplay Data of Games with a Purpose Assist in Training Hazardous Situations in the Industry?.
Journal on Interactive Systems (JIS),
v. 15, n. 1, p. 490-503.
2024.
[DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2024.4165]
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RUFINO JÚNIOR, R.; CLASSE, T.M.; LIMA, C.C.;
Games With Safety Training Purposes in the Industry: Game Design Method and Its Demonstration.
Journal on Interactive Systems (JIS),
v. 15, n. 1, p. 434-449.
2024.
[DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2024.4136]
Anais de Congressos
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OLIVEIRA, E. G. ; CLASSE, T. M.
Digital Storytelling como Ferramenta de Aprendizagem Ativa na Disciplina de Introdução à Ciência da Computação.
In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. v. 32. p. 160-171.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2024.2535]
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CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M. ; CASTRO, CÁTIA C. CARNEVALLI.
Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio Usando Dobraduras de Papel na Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação.
In: Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. v. 32. p. 33-45.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2024.2119]
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ABREU, VINICIUS SANTOS DE ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; CASTRO, RONNEY MOREIRA DE.
Unveiling Corruption: A Game With The Purpose of Give Thought to Environmental Corruption Topics.
In: SBSI '24: XX Brazilian Symposium on Information Systems,
New York: ACM, 2024. v. 31. p. 1-10.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3658271.3658302]
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, RONNEY MOREIRA DE ; CASTRO, CÁTIA C. CARNEVALLI DE.
Alternative Techniques of Teaching and Learning in Brazilian Information Systems Courses: A Glimpse from Students and Teachers.
In: SBSI '24: XX Brazilian Symposium on Information Systems,
New York: ACM, 2024. v. 31. p. 1-10.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3658271.3658311]
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LOPES, T. ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M.
PYP4Training - Ludificando o Treinamento de Processos de Negócio.
In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação,
Porto Alegre: SBC, 2024. p. 54-69.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238593]
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CARDOUZO, H. H. ; CLASSE, T. M.
Taxonomia de Gêneros para Sistemas de Recomendação Voltados à Engenharia de Jogos.
In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação,
Porto Alegre: SBC, 2024. p. 269-272.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238927]
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SERRA, C. B. ; CLASSE, T. M.
Utilização de PID para Autobalanceamento em Jogos de Treinamento para Situações de Risco na Indústria.
In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação,
Porto Alegre: SBC, 2024. p. 277-280.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238950]
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OLIVEIRA, E. G. ; CLASSE, T. M.
Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação.
In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação,
Porto Alegre: SBC, 2024. v. 31. p. 281-284.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238952]
Registro de Propriedade Intelectual
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BRANDAO, J. P. G. ; CLASSE, T. M. ; RUFINO JUNIOR, R.
Título: BobRuff in Building is on Fire.
2024.
Programa de Computador. Número do registro: BR512024001244-3,
Data de registro: 17/04/2024,
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Livros e Capítulos de Livros
Relatórios Técnicos
Periódicos
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SOUZA, E. G.; CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.
Um Game Design Canvas para Auxiliar na Concepção de Jogos para Saúde.
REVISTA ESTUDOS EM DESIGN,
v. 31, p. 133-149.
2023.
[DOI: http://dx.doi.org/10.35522/eed.v31i3.1814]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R.M.; OLIVEIRA, E.G.
Assessment as learning in metaverse: an experience report in a post-pandemic blended learning scenario.
REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE),
v. 21, n. 1, p. 353-362,
2023.
[DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.134377]
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OLIVEIRA, E.G.; SABINO, F.C.; OLIVEIRA, L.S.; RUFINO JÚNIOR; R.; CLASSE, T.M.; SANTOS, R.P.
Gamificação para o engajamento, motivação e estado de fluxo no aprendizado de libras.
REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE),
v. 21, n. 1, p. 139-148,
2023.
[DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.134335]
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ABREU, V. S.; CLASSE, T. M.
EndGame for Corruption - A DPE-Based Framework to Support the Design of Serious Games for Fight Against Corruption.
Journal on Interactive Systems,
v. 14, n. 1, p. 215-230,
2023.
[DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2023.3165]
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RUFINO JUNIOR, R. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, R. P. ; SIQUEIRA, S. W. M.
Current Risk Situation Training in Industry, and Games as a Strategy for Playful, Engaging and Motivating Training.
Journal on Interactive Systems,
v. 14, p. 138-156, 2023.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/jis.2023.3222]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G.
Metaverso como Ambiente de Aprendizagem Ativa para o Aprendizado Híbrido.
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE),
v. 31, p. 222-254, 2023.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2023.2908]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G.
Metaverso como Um Ambiente de Aprendizado para o Ensino Híbrido.
REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA (RIED),
v. 26, p. 1-20, 2023.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.26.2.36097]
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CLASSE, T. M.; SOUSA, H. P. S. ; CASTRO, R. M.
Can Information Systems Help the Fight Against Corruption Through Transparency Features? Systematic Mapping of the Literature.
iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação,
v. 16, p. 4:1-4:33, 2023.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/isys.2023.2868]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A.
Aprendendo as Origens do ?Mineirês? Através de um Jogo Digital Educacional.
REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE),
v. 20, p. 135-144, 2023.
[DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.129160]
Anais de Congressos
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CARDOUZO, Herick Henrique; CLASSE, Tadeu Moreira.
Balanceamento em Estéticas e Dinâmicas Para Imersão em Certos Gêneros de Jogos - Revisão Rápida da Literatura.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 200-212.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233835]
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MELO, Cauê de Souza; CLASSE, Tadeu Moreira de; FERREIRA, Márcio Rocha; CASTRO, Ronney Moreira.
Representacções Alternativas e Interativas de Modelos de Processos de Serviços Públicos.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 332-343.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233950]
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LANCELOTTE, Felipe da Silva; CARVALHO, Caio de Almeida Eppenstein de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira.
Acompanhamento de Aprendizado em Dashboards de Dados de Gameplay de Jogo Digital Educacional.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 478-489.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233300]
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SERRA, Cristiano Barroso; CLASSE, Tadeu Moreira.
Análise e Visualização de Dados em Jogos de Treinamento de Situações de Risco na Indústria - Um Estudo em Mapeamento Sistemático.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 1126-1137.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233551]
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RUFINO JÚNIOR, Roberto; CLASSE, Tadeu Moreira de; LIMA, Camila de Castro.
SafetyPlay Game Design - Projetando Jogos Com Propósito de Treinamentos de Segurança na Indústria.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 1161-1172.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233864]
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SOUZA, Emmanuel Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira.
CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 1223-1234.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233288]
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FERREIRA, Márcio Rocha; CLASSE, Tadeu Moreira.
Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 1360-1365.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235479]
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FONTANA, Paulo Gabriel Alves; CLASSE, Tadeu Moreira.
OndaBeat: Jogo de Aprendizagem de Ritmos e Figuras Musicais.
In: Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digitais (SBGames 2023),
2023. p. 1489-1494.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235926]
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SOUZA, A. L. ; RABELO NETO, N. ; ELIOTE, Y. C. D. ; OLIVEIRA, E. G. ; CLASSE, T. M. ; CASTRO, R. M. ; LIMA, A. A. ; GIMENEZ, P. J. A.
Desenvolvendo o Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um Relato de Experiência da Formação de Professores da Educação Básica
In: XXIX Workshop De Informática Na Escola (WIE),
2023. p. 918-929.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234771]
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OLIVEIRA, E. G.; SIQUEIRA, S. W. M.; CLASSE, T. M.; BASTOS, C. A. R.
Análise de Sentimentos e Emoções em Fóruns Educacionais: Um Estudo de Caso em um Curso de Formação Docente durante a Pandemia.
In: XXIX Workshop De Informática Na Escola (WIE),
2023. p. 855-866.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234395]
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CASTRO, R. M.; CLASSE, T. M.; OLIVEIRA, E. G.
Presencial ou Metaverso: Um Relato de Experiência e Comparação de Atividades Pedagógicas em um Curso Técnico de Informática.
In: XXVI Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE),
Chile: Universidad de Chile, 2023. v. 17. p. 18-25.
[URL: http://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_2.pdf]
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CASTRO, R. M.; CLASSE, T. M.; OLIVEIRA, E. G.
Presencial ou Metaverso: Um Relato de Experiência e Comparação de Atividades Pedagógicas em um Curso Técnico de Informática.
In: XXVI Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE),
Chile: Universidad de Chile, 2023. v. 17. p. 18-25.
[URL: http://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_2.pdf]
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MELO, C. S.; CLASSE, T. M.; FERREIRA, M. R.; CASTRO, R. M.
Narrativas Interativas como Modelo de Processos de Negócio Alternativo.
In: Conference on Information Systems in Latin America (ISLA 2023),
2023. p. 1-10.
[URL: https://aisel.aisnet.org/isla2023/3/]
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SOUSA, Henrique Prado De Sá; ALMENTERO, Eduardo Kinder; CLASSE, Tadeu Moreira de; SANTOS, Rodrigo Juliao dos; LEITE, Julio Cesar.
Uma abordagem baseada no Catálogo de Requisitos Não Funcionais para conformidade à LGPD
In: Anais do WER23 - Workshop em Engenharia de Requisitos,
2023. p. 108-121.
[DOI: https://doi.org/10.29327/1298356.26-8]
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CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira de; SOUSA, Henrique Prado De Sá.
Evaluating Students' Technology Acceptance of Use of Metaverse as an Educational Information
In: Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI '23),
2023. p. 197-205.
[DOI: https://doi.org/10.1145/3592813.3592906]
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RUFINO JÚNIOR, Roberto; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui.
Games With Training Purpose for Hazard Situations in the Industry - Systematic Mapping of the Literature
In: Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI '23),
2023. p. 181-188.
[DOI: https://doi.org/10.1145/3592813.3592904]
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FERREIRA, MACIO ROCHA ; CLASSE, TADEU
Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDSI 2023.
CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2023).
In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação,
2023. p. 04-18.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229193]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; OLIVEIRA, E. G.
Uso de Metaverso em Avaliações Formativas Híbridas.
In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023).
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023.
p. 384-395.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2023.229596]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.
Metaverso: Ambiente de Colaboração e Aprendizado em Aula Híbrida.
In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023. p. 16-29.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2023.229062]
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LOPES, T. ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. ; GOMES, T.
PYP4Training - Ludifying Business Process Training.
In: Cabanillas, C.; Garmann-Johnsen, N.F.; Koschmider, A. (Org.).
Lecture Notes in Business Information Processing.
1ed.Alemanha: Springer International Publishing, 2023,
v. 460, p. 167-178.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-25383-6_13]
Registro de Propriedade Intelectual
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CLASSE, T. M.; MENEZES, G.J.; HATHERLY, R.M. SQLand. 2023.
Programa de Computador. Número do registro: BR512023002204-7 , data de registro: 01/08/2023, título: "SQLand" ,
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
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CLASSE, T.M.; RUFINO JÚNIOR, R.; ALMEIDA, A.B.C.A. SpGDApp. 2023.
Programa de Computador. Número do registro: BR512023002203-9 , data de registro: 01/08/2023, título: "SpGDApp",
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
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ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M. . Green Greed. 2023.
Programa de Computador. Número do registro: BR512023001631-4 , data de registro: 07/06/2023, título: "Green Greed" ,
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A. . Uai! Que isso sô!. 2023.
Programa de Computador. Número do registro: BR512023001632-2, data de registro: 07/06/2023, título: "Uai! Que isso sô!" ,
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.; CARVALHO, C.A.E.; LANCELOTTE, F.S. Eureka Game. 2023.
Programa de Computador. Número do registro: BR512023001648-9, data de registro: 07/06/2023, título:
"Eureka Game", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.; RUFINO JÚNIOR, R. Bob Ruff in Deck is on Fire. 2023.
Programa de Computador Número do registro: BR512023001633-0, data de registro: 06/06/2023, título: "Bob Ruff in Deck is on Fire",
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
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CLASSE, T. M.; ARAUJO, R.M.; LOPES, T.N.; CHAGAS, I.H.; SANT'ANNA, F.S. Morro Novo. 2023.
Programa de Computador Número do registro: BR512023002000-1, data de registro: 06/07/2023, título: "Morro Novo",
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Livros e Capítulos de Livros
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CLASSE, T. M.; ARAUJO, R.M.
Games as Mediating Platforms in an Open and Digital World.
In: Santos, R.P.; Hounsell, M.S.. (Org.).
Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil - GranDGamesBR 2020-2030.
1ed.Switzerland: Springer Nature,
2023, v. 1702, p. 67-88.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-27639-2_4]
Relatórios Técnicos
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XEXÉO, GERALDO ; MAGALHAES, M. F. ; DIPOLITTO, C. ; COIMBRA, L. F. ; CLASSE, T. M. ; Araujo, R.M. ; MANGELI, EDUARDO ; PARREIRAS, M. ; OURIQUES, L. ; MARQUES, P. ; COSTA, L. M. ; SILVA, F.
Twelve Years of LUDES: The Ludology, Engineering and Simulation Laboratory.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, nº ES-786/23
[Disponível em: https://cos.ufrj.br/index.php/pt-BR/publicacoes-pesquisa/details/15/3088]
Periódicos
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FERREIRA, Márcio Rocha; CLASSE, Tadeu Moreira de.
Design de Pré-Roteiros para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócios.
iSys-Brazilian Journal of Information Systems,
v. 15, n. 1, p. 8: 1-8: 42, 2022.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/isys.2022.2253]
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SILVA, R.E.; CLASSE, T.M.; NUNES, M.A.S.N.; MACHADO, R.P.
Mapeamento Sistemático Da Literatura Sobre Processos De Negócios De Startups Sob A Ótica Dos Seis Elementos Centrais Do Bpm.
Revista de Inovação e Tecnologia,
v. 12, n. 1, p. 50-76, 2022.
[URL]
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CLASSE, T. M.
Business Process Models-based Narrative Scripts.
Monografias em Ciência da Computação - PUC-Rio,
v. 03, p. 3-6, 2022.
[URL]
Anais de Congressos
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M. ; INOCENCIO, J. A.
'Uai! Que isso sô!': Conhecendo o 'mineirês' Através de um Jogo Digital.
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p. 331-340.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224405]
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ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M.
Jogos Sérios e Transparência Pública Contra Corrupção - Mapeamento Sistemático da Literatura
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p. 361-370.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224955]
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ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M.
Jogos para Reflexão sobre Corrupção: Uma Abordagem Baseada no Framework Design, Play and Experience
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p. 79-88.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225685]
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FERREIRA, M. R. ; CLASSE, T. M.
SYPApp - Suporte ao Design de Narrativas para Jogos Baseados em Modelos de Processos de Negócio
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p.99-108.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225901]
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FERREIRA, M. R. ; CLASSE, T. M. ; Araujo, R.M. ; LOPES, T.
Scripting Your Process - Design de Narrativas para Jogos Baseados em Processos de Negócio.
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p.138-147.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225999]
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SOUZA, E. G. ; CLASSE, T. M.
Mapeamento sistemático: Detecção de Doenças Mentais por meio de Jogos Sérios.
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p.1227-1236.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225359]
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RUFINO JUNIOR, R. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, R. P.
Jogos Digitais para Treinamento de Situações de Risco na Indústria - Rapid Review.
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p.1157-1166.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225970]
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CHAGAS, I. ; LOPES, T. ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. ; SANTANNA, F.
Morro Novo' - Um jogo para treinamento de processos de manutenção de equipamentos na área de mineração.
In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)
2022. p.1473-1476.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227247]
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MANGELI, E. ; CLASSE, T. M. ; MACEDO, H. ; MARQUES, P. ; COSTA, L. M. ; PARREIRAS, M. ; SILVA, F. ; XEXEO, G. B.
Games with Purpose Development Methodology by Ludology Laboratory.
In: Proceedings of the Annual ABSEL conference,
2022. v. 49. p. 161-171.
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CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M. ; SIQUEIRA, S. W. M.
Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP).
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 163-170.
[DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19210]
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FERREIRA, MÁRCIO ROCHA ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE.
Narratives for Business Processes-based Digital Games: Systematic Mapping of the Literature.
In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems.
New York: ACM, 2022. p. 1-9.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3535511.3535526]
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; SOUSA, HENRIQUE PRADO DE SÁ ; CASTRO, RONNEY MOREIRA.
How Could Information Systems Support Transparency to Face Corruption? Systematic Mapping of the Literature.
In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems.
New York: ACM, 2022. p. 1-9.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3535511.3535549]
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; SOUSA, HENRIQUE PRADO DE SÁ ; CASTRO, RONNEY MOREIRA.
How Could Information Systems Support Transparency to Face Corruption? Systematic Mapping of the Literature.
In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems.
New York: ACM, 2022. p. 1-9.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3535511.3535549]
Registro de Propriedade Intelectual
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CLASSE, T. M.; FERREIRA, M. R.
Scripting Your Process - Appllication (SYPApp). 2022.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022001673-7,
data de registro: 12/07/2022, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Livros e Capítulos de Livros
Periódicos
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CLASSE, T. M.; JANSSEN, F ; Araujo, R.M.
VAPBr: Values in Digital Games for Public Service in Brazil.
International Journal Of Serious Games,
v. 8, p. 25-48, 2021.
[DOI: http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v8i4.430]
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ARAUJO, RENATA MENDES; CLASSE, TADEU ; SIQUEIRA, SEAN ; XEXÉO, GERALDO.
Public Processes are Open for Play.
Digital Government: Research and Practice,
v. 2, p. 1-18, 2021.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3474879]
Anais de Congressos
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FERREIRA, MACIO ROCHA ; CLASSE, TADEU.
Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio.
In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI),
2021. p. 73.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2021.15359]
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CASTRO, R. M. ; CLASSE, T. M.
Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa.
In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 71-80.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15898]
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SANTOS, M. O. ; CLASSE, T. M. ; MELLO, C. E. R.
Colaboração para a Reparação de Alinhamento de Ontologias.
In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. v. 17. p. 35-46.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16019]
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DIIRR, B. ; CLASSE, T. M. ; SANTOS, P. S. M.
Uso de TICs para Apoio à Colaboração Durante a COVID-19.
In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. v. 17. p. 1-12.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16016]
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CLASSE, T. M.; SILVA, A. V. ; PACHECO JUNIOR, C. O. ; NARDI, L. ; LOUTFI, M. S. ; REMEDIOS, S. E. L. ; GOMES, S. V.
Alinhamentos Temáticos Com A Cibercultura: Reflexões Em Uma Disciplina No Ciberespaço.
In: ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020,
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LOUTFI, M. S. ; CLASSE, T. M.
Atos de Currículo no Ciberespaço durante a Pandemia da COVID-19.
In: ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020,
2021. p. 1-18.
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ARAÚJO, ALINE F. DE JESUS ; MAXIMIANO, STHEFANI DA SILVA ; CASTRO, RONNEY MOREIRA ; MACHADO, ALEX FERNANDES DA VEIGA ; CLASSE, TADEU MOREIRA .
Integração Academia e Governo - Um Sistema de Informação Para Visualização de Dados da COVID-19 no Município de Cataguases.
In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021),
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[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/ersirj.2021.16976]
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XEXÉO, GERALDO ; MANGELI, E. ; MARQUES, P. ; HENRIQUES, H. B. M. ; COSTA, L. M. ; CLASSE, T. M.
Metodologia para Desenvolvimento de Jogos com Propósito de um Laboratório de Ludologia.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
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JANSSEN, F ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M.
Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
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SANTOS, M. O. ; CLASSE, T. M. ; MELLO, C. E. R.
Design de sistemas de reparação de alinhamento de ontologias para suporte a especialistas de domínio.
In: Proceedings of the XIV Seminar on Ontology Research in Brazil (ONTOBRAS 2021),
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CLASSE, TADEU MOREIRA; CASTRO, RONNEY MOREIRA
Tools, Resources and Techniques for Active Learning at COVID-19 - A Look at the Private
Brazilian Higher Education Network.
In: Proceedings of XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO),
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[DOI: http://dx.doi.org/10.1109/LACLO54177.2021.00064]
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ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M.
Desenvolvimento de Jogos Sérios baseados em Transparência Pública para o Combate à Corrupção.
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SOUZA, E. G. ; CLASSE, T. M.
Design de Jogos Digitais para Reabilitação Motora de Pessoas com Baixa Renda.
In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021),
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FONTANA, P. G. A. ; CLASSE, T. M.
ONDABEAT: Uma Proposta De Ensino De Ritmo Através de Jogos Digitais.
In: Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2021),
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JANSSEN, F ; Araujo, R.M. ; CLASSE, T. M. ; PIMENTEL, M.
Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
2021.
[DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19742]
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ABREU, V. S. ; CLASSE, T. M.
Análise dos Principais Crimes de Corrupção no Brasil: Uma Busca Sistemática pelo Google Trends.
Relatórios Técnicos do DIA,
2021.
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Registro de Propriedade Intelectual
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CASTRO, R. M. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; CLASSE, T. M. AlcaSystem. 2021.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512021001839-7,
data de registro: 10/08/2021, título: "AlcaSystem",
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Livros e Capítulos de Livros
Periódicos
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, R. M.
Melhorando o Aproveitamento dos Alunos em Fundamentos de Computação e Sistemas Através de Atividades Lúdicas.
REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE),
v. 18, p. 296-305, 2020.
[DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110241]
Anais de Congressos
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Santos, Miriam Oliveira ; de Mello, Carlos Eduardo Ribeiro ; CLASSE, TADEU MOREIRA.
A Useful Tool to Support the Ontology Alignment Repair.
In: Lecture Notes in Computer Science.
1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. 12320, p. 201-215.
[DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-61380-8_14]
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CLASSE, T. M.; CASTRO, R. M.
Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa.
In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 116-120.
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JANSSEN, F ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; Araujo, R.M.
Values At Play - Brasil - Avaliação de Artefato.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; Araujo, R.M.
Jogos como Plataformas Mediadoras em um Mundo Aberto e Digital.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
Workshop GranDGamesBR, 2020, p. 1131-1134.
[URL]
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; CASTRO, R. M.
Técnicas e Conceitos de Business Intelligence Para Avaliação em Jogos Educacionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
2020, p. 718-727.
[URL]
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KRITZ, J. S. ; COSTA, L. M. ; CLASSE, TADEU MOREIRA DE ; XEXEO, G. B.
Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
2020. p. 1047-1056.
[URL]
-
CLASSE, TADEU MOREIRA DE; SIQUEIRA, S. W. M. ; Araujo, R.M. ; XEXEO, G. B.
Play Your Process - Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
Master and Doctoral Thesis SBGames Award, 2020. p. 1096-1099.
[URL]
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CLASSE, TADEU MOREIRA DE; LEONEL, G. ; CASTILHO, L. ; HARATANI, P. ; PERES, B. ; NORBERTO, R.
Onde Estamos?: Jogo Com Propósito Para Divulgação de Pessoas Desaparecidas.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
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[URL]
Registro de Propriedade Intelectual
Livros e Capítulos de Livros
Periódicos
-
CLASSE, T. M.; Araujo, R.M. ; XEXEO, G. B. ; SIQUEIRA, S. W. M.
The Play Your Process Method for Business Process-Based Digital Game Design.
International Journal of Serious Games,
v. 6, p. 27-48, 2019.
[DOI: http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v6i1.269]
-
CLASSE, T. M.; Lopes, D ; QUETZ, K. S. ; PEREIRA, P. P. C. ; ALMEIDA, V.
Design de Jogos Baseados em Processos Públicos.
JORNAL ELETRÔNICO DAS FACULDADES INTEGRADAS VIANNA JÚNIOR,
v. 10, p. 161-170, 2019.
[URL]
Anais de Congressos
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CLASSE, T. M.; ALMEIDA, V. ; LOPES, DANIEL.
The ProUni Game - Ensinando o Processo de Solicitação do ProUni Através de Um Jogo Digital.
In: Anais do XIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação,
2019.
[URL]
-
CLASSE, TADEU; LEONEL, GILDO ; DOS REIS COSTA, IRAN ; DORE, MATHEUS ; BRAZ, SAMUEL ; CAMPOS, CAMILA ; FALCÃO, CAMILLO ; MARTINS, DAVES ; CORREA, MIRIÃ.
Projeto Encontre-me! TICs para a Divulgação e Busca de Pessoas Desaparecidas de Maneira Colaborativa.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos,
2019. v. 1. p. 18-23.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2019.7800]
-
CLASSE, T. M.; LEONEL, G. ; COSTA JUNIOR, I. R. ; DORE, M. B. ; BRAZ, S. R. ; CAMPOS, C. ; FALCAO, C. ; MARTINS, D. M. S. ; CORREA. M .
Encontre-me! Game - Um Jogo Digital de Utilidade Pública Para a Divulgação de Informações Sobre Pessoas Desaparecidas.
In: Anais da VI Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ),
2019.
[URL]
-
CLASSE, T. M.; PEREIRA, F. R. S. ; SIQUEIRA, S. W. M.
Usando Expansão de Buscas na Aquisição de Material Para Aulas: Um Estudo Exploratório.
In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação,
Workshop Brasileiro de busca como um Processo de Aprendizagem (WBPA@CBIE2019), 2019.
[DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.861]
-
CLASSE, T. M.; Araujo, R.M. ; XEXEO, G. B.
Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio.
In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames),
2019, p. 350-353.
[URL]
Registro de Propriedade Intelectual
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CLASSE, TADEU. Ouvidoria Social. 2019.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512019000802-2,
data de registro: 29/04/2019, título: "Ouvidoria Social" ,
Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Livros e Capítulos de Livros