SBSI 2024 - JOCCOM vai para Juiz de Fora com 6 artigos aceitos

Publicado em: 02/04/2024 - Tadeu Moreira de Classe

Durantes os dias 20 a 23 de maio de 2024 acontecerá na cidade de Juiz de Fora (MG), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 20º ediação do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2024). O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento sem fins lucrativos, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) e neste ano a temática se concentra em "Perspectivas e Tendências dos Sistemas de Informação na Agricultura Digital”.

Devido ao jogar estar lotado dentro do PPGI/UNIRIO, o qual tem como área temática Sistemas de Informação, o SBSI é alvo anual de nossos trabalhos. E neste ano, para o orgulho dos alunos e pesquisadores do JOCCOM, 6 dos nossos trabalhos (dos 9 submetidos) foram aceitos para apresentação durante o evento e, posteriormente, publicação nos proceedings. São eles:

• Trilha de Pesquisa em Sistemas de Informação (TPSI):

• "Alternative Techniques of Teaching and Learning in Brazilian Information Systems Courses: A Glimpse from Students and Teachers". Autores: Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO), Ronney Castro (UFJF) e Cátia Castro (PJF).

• "Unveiling Corruption: A Game With The Purpose of Give Thought to Environmental Corruption Topics". Autores: Vinicius Abreu (UNIRIO), Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO) e Ronney Castro (UFJF).

• Trilha Temas, Ideias e Resultados Emergentes (TIRE):

• "Taxonomia de Gêneros para Sistemas de Recomendação Voltados à Engenharia de Jogos". Autores: Herick Carduozo (UNIRIO) e Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO).

• "Utilização de PID para Autobalanceamento em Jogos de Treinamento para Situações de Risco na Indústria". Autores: Cristiano Serra (UNIRIO) e Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO).

• "Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação". Autores: Eduardo Oliveira (UNIRIO) e Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO).

• Concurso de Teses e Dissertaçãos (CTDSI - Finalista Mestrado):
    "PYP4Training - Ludificando o Treinamento de Processos de Negócio".
    Autores: Tatiane Lopes (EACH/USP), Renata Araujo (Mackenzei - EACH/USP) e Tadeu Moreira de Classe (PPGI/UNIRIO)