JOCCOM no 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2024)

Publicado em: 26/07/2024 - Tadeu Moreira de Classe

O JOCCOM marcou presença no 44ª Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2024), que aconteceu entre os dias 21 e 25 de julho de 2024, em Brasília, Distrito Federal.

Durante o evento, o JOCCOM foi representado pelo professor Ronney Castro (JOCCOM e UFJF) e pelo discente, aluno de doutorado (Eduardo Oliveira). Ambos participaram do evento, apresentando artigos aceitos no 32º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2024), evento interno ao CSBC, no qual o JOCCOM já participa há diversos anos seguidos.

O artigo apresentado por Eduardo, se entitula "Digital Storytelling como Ferramenta de Aprendizagem Ativa na Disciplina de Introdução à Ciência da Computação" tem como propósito fazer um relato de experiência sobre o uso de Digital Storytelling em uma disciplina de Introdução à Ciência da Computação a nível de ensino médio/técnico.

Segundo Eduardo: "Participar do Workshop de Educação em Computação (WEI) no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) em Brasília foi uma experiência extremamente enriquecedora. A apresentação do artigo sobre o uso da técnica de storytelling digital como abordagem educacional chamou a atenção e despertou grande interesse na plateia. Ficou claro durante a exposição como essa metodologia pode transformar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais significativo e envolvente. A interação e o engajamento dos participantes evidenciaram o potencial do storytelling em enriquecer o aprendizado. Saí do workshop inspirado e com diversas ideias para aplicar em minha pesquisa. Recomendo fortemente a todos os educadores que explorem essa técnica inovadora!"

Já o professor Ronney Castro, apresentou o artigo: "Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio Usando Dobraduras de Papel na Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação", que conta o relato de experiência de uso de dobraduras de papel em alusão à modelagem de processos de negócio, disciplina fundamental para a gestão organizacional em Sistemas de Informação.

Para o professor Ronney: "O CSBCé um evento diferenciado onde podemos encontrar muitos pesquisadores e pessoas das mais variadas áreas. É também um momento de verificar como estão caminhando os estudos nos diversos eventos que ele possui e trocar experiências, conversar, evoluir enquanto pessoa e pesquisador. Nosso grupo foi muito bem representado no WEI com dois artigos, inclusive já fazem 5 anos consecutivos que estamos nele. Isso também mostra que o grupo está evoluindo e contribuindo cada vez mais com pesquisas para área de computação e para com a sociedade."

É isso mesmo, o JOCCOM está há 5 anos consecutivos apresentando e discutindo seus relatos de experiências usando aprendizagem ativa no WEI. E esperamos que mais participações possam acontecer nos anos posteriores. Parabéns a todos os participantes.

• Curiosos sobre nossa participação? Tenha um gostinho do que o JOCCOM fez com a apresentação do aluno Eduardo Oliveira durante o WEI 2024:

Descrição: Discente Eduardo Oliveira apresentando artigo no WEI 2024.
Descrição: Prof. Ronney Castro apresentando artigo no WEI 2024.