JOCCOM tem 100% de aceitação de artigos no SBGames 2023

Publicado em: 29/08/2023 - Tadeu Moreira de Classe

Este ano o JOCCOM obteve uma taxa de aprovação de 100% no SBGames 2023. Isso mostra a força que o JOCCOM está ganhando dentro da área de jogos, além da relevância das pesquisas produzidas pelo grupo.

Foram 7 artigos completos submetidos e 7 artigos aceitos, sendo: 2 na trilha Cultura, 2 na trilha Indústria, 1 na trilha Educação, 1 na trilha Artes & Design e 1 na trilha Saúde. Além disso, nós fomos para a próxima etapa do concurso de teses e dissertações (CTDGames) com a dissertação de mestrado do Márcio.

Neste ano, o SBGames acontece na cidade de Rio Grande (RS), sendo organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para maiores informações e inscrições, acesse o site do evento: [SBGames 2023 - Site]

Relação de trabalhos aceitos:

• Artigos Completos:
    • Trilha Cultura:
      • - Melo, C.; Classe, T.M.; Castro, R.M. (2023). Representações Alternativas e Interativas de Modelos de Processos de Serviços Públicos. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.
      • - Abreu, V.; Classe, T.M. (2023). Adicionando e Analisando Emoções dos Jogadores em Jogo sobre Corrupção. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.

• Trilha Artes & Design:
      • - Cardouzo, H.; Classe, T.M. (2023). Balanceamento em Estéticas e Dinâmicas Para Imersão em Certos Gêneros de Jogos - Revisão Rápida da Literatura. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.

• Trilha Saúde:
      • - Souza, E.G.; Classe, T.M.; Castro, R.M. (2023). CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.

• Trilha Indústria:
      • - Serra, C; Classe, T.M. (2023). Análise e Visualização de Dados em Jogos de Treinamento de Situações de Risco na Indústria - Um Estudo em Mapeamento Sistemático. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.
      • - Rufino Jr., R.; Classe, T.M.; Lima, C. (2023). SafetyPlay Game Design - Projetando Jogos Com Propósito de Treinamentos de Segurança na Indústria. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RN.

• Trilha Educação:
      • - Lancelotte, F.S; Carvalho, C.A.E.; Classe, T.M.; Castro, R.M. (2023). Acompanhamento de Aprendizado em Dashboards de Dados de Gameplay de Jogo Digital Educacional. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.

• Artigos Curtos:
    • Concurso de Teses e Dissertações - CTDGames:
      • - Ferreira, M.R.; Classe, T.M. (2023). Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.

• MÁGICA:
      • - Fontana, P.; Classe, T.M. (2023). OndaBeat: Jogo de Aprendizagem de Ritmos e Figuras Musicais . In: Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Rio Grande, RS.