Parabéns novos mestres! Os Alunos do JOCCOM, Vinicius e Emmanuel defenderam suas dissertações de mestrado


Publicado em: 31/08/2023 - Tadeu Moreira de Classe

Parabéns aos novos mestres do JOCCOM!

Em agosto de 2023, os alunos Vinicius Abreu e Emmanuel Sousa defenderam as suas dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Em 17 de agosto de 2023, às 17h, o aluno do JOCCOM, Vinicius Santos Abreu defendeu sua dissertação de mestrado, entitulada "Endgame for Corruption: Framework para o Design de Jogos Digitais voltados ao Combate à Corrupção". O trabaho foi avaliado e aprovado pela banca formada pelos professores Sean Siqueira (UNIRIO) e Ronney Castro (UFJF).

Resumo: A corrupção é um fenômeno enraizado nas relações sociais, trazendo mazelas e aflições para humanidade nas mais diversas nações existentes ao redor do globo. Sendo assim, o processo de combate à corrupção deve contar com uma participação popular estruturada e baseada em análises críticas. Tendo em vista a capacidade dos jogos digitais sérios (JDS) em transmitir valores e conhecimentos, estes podem ser utilizados como ferramentas para o trabalho de conscientização cidadã em relação ao protagonismo da população no papel fiscalização do Estado. No entanto, o processo de design de JDS ainda não está claro, ainda mais no que se refere ao objetivo de gerar reflexão durante o tempo de jogo, elemento essencial para se criar como experiência, novas perspectivas acerca da corrupção. Desta maneira, este trabalho apresenta como artefato um framework para dar suporte ao design de jogos que possibilitem a aprendizagem e a reflexão de jogadores acerca de temas sobre corrupção, chamado de Endgame for Corruption Framework (EgC). A pesquisa foi conduzida por meio do paradigma DSR (Design Science Research) e, com isso, foi organizada em dois ciclos iterativos. No ciclo I, objetivou-se definir etapas necessárias para que o framework pudesse lidar com conceitos relacionados a aprendizagem e reflexão. Com base nas percepções do primeiro ciclo, no ciclo II, buscou-se propor formas para que as mecânicas de jogo ensinassem e gerassem reflexão através de processos mais persuasivos. O framework foi avaliado através de protótipos e observou-se que os jogos envolventes gerados pelo EgC eram capazes de transmitir conhecimentos e gerar reflexão sobre corrupção de maneira imersiva e interativa. As respostas de jogadores e a posterior análise de discursos, evidenciaram que as categorias do EgC são coerentes e se correlacionam, além disso, a presença de retórica procedimental no planejamento de mecânicas potencializou as novas perspectivas como experiência de jogo. Por conseguinte, esta pesquisa contribui para conscientização da sociedade e no evolução de um mundo mais aberto, digital, e acima de tudo, transparente. As contribuições também estão presentes em disciplinas, em especial do curso de Direito, que tenham como objetivo abordar temáticas relacionadas a corrupção.

Já em 30 de agosto de 2023, às 15h, o aluno do JOCCOM, Emmanuel Gomes Souza defendeu a dissertação "CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos voltados para Saúde". A banca de avaliação foi composta pelas professoras Simone Bacellar (UNIRIO) e Carolina Sacramento (FIOCRUZ e UNISUAM).

Resumo: Nos dias atuais a alta frequência no consumo de jogos digitais por vários públicos é uma realidade da sociedade, e na maior parte das vezes voltado para entretenimento próprio. Jogos digitais são vistos como úteis para passar o tempo, e relaxar a mente. Além do entretenimento, jogos digitais são usados em diversos contextos, sendo a saúde um dele. Pensar, discutir e conceber jogos para este domínio pode ser um tanto complicado, não existindo muitos métodos e ferramentas que guiem os designers a concebê-los. Pensando nesse contexto de saúde viu-se a oportunidade de realizar essa pesquisa. Este trabalho explora como os jogos sérios podem ser aplicados no contexto de saúde, e para isso foi desenvolvido uma game design canvas chamado CaSEJ, para auxiliar no desenvolvimento de jogos para a saúde. Como a pesquisa se baseou na Design Science Research, o CaSEJ foi demonstrado a partir do jogo Psico-Mental, dentro do contexto de detecção de alterações psíquicas. Posteriormente, o CaSEJ foi avaliado com especialistas em design de jogos para a validação do Canvas CaSEJ, e outra avaliação com a equipe multidisciplinar de saúde mental para a análise do jogo. Os resultados das avaliações apontaram que o CaSEJ é útil e viável de ser aplicado na concepção de jogos para saúde. Portanto, entendemos que o CaSEJ se apresenta como ferramenta de suporte para a concepção destes jogos por meio de uma modelagem canvas, a qual apresenta uma forma alternativa e dinâmica de dar suporte a esses profissionais e a construir tais jogos.

Voltar para notícias.