Palestra no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2022

Publicado em: 11/08/2022 - Tadeu Moreira de Classe

No dia 05 de agosto de 2022, o professor Tadeu Classe, aprensentou a palestra "Pesquisa com criação de artefatos se faz com DSR: Visões e Experiências", IX Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF), evento realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ. Como parte do XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2022).

A palestra teve como objetivo aprensetar ao público dos institutos federais brasileiros o paradigma metodológico-esptemológico da Design Science Research, mostrando visões e experiências do professor sobre o uso de metodologias desta prática, usadas em suas pesquias e nas de seus alunos.

Houve uma interessante discussão sobre registro de artefatos de pesquisas. Uma vez que, na área de computação é comum que as pesquisas construam softwares e outros constructos.